Palestrantes do IV Congresso Brasileiro de Reologia

Abel Gaspar-Rosas – TA Instruments

Title: Considerations for the Validation of the Calibration of a Rheometer


EDUCATION: BS. In Electrical Engineering; MS. In Biomedical Engineering (Biomaterials/Biorheology) - UT Austin; Ph. D. in Biomedical Engineering (Biomaterials - Blood Rheology) – UT Austin

PROFESIONAL EXPERIENCE : Technical & Sales Director for Physica Messtechnik GmbH (now Anton Paar) for Latin

America; General Director of Physica USA, Inc. (now Anton Paar) ; Delivered “Rheology & Thermal Analysis Courses” to Industry, Universities, Research;  Centers in the USA, Europe, Latin America, Pacific Rim, India, Asia, Egypt; Over Thirty years of experience in rheology and Twelve in Thermal Analysis.

 

Dr. Adalberto Faxina - USP/Sc 

Título da palestra: MÉTODOS REOLÓGICOS NA PAVIMENTAÇÃO: HISTÓRICO E AVANÇOS

Engenheiro Civil (1999) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp - campus de Bauru), Mestre em Engenharia de Transportes (2002) pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, Doutor em Engenharia de Transportes (2006) pela EESC-USP e Pós-doutor (2008) pela EESC-USP. Atualmente é professor doutor no Departamento de Engenharia de Transportes da EESC-USP. Finalizou recentemente um projeto de pesquisa sobre ligantes asfálticos modificados, na categoria de Jovem Pesquisador, com Auxílio à Pesquisa (processo n. 2006/55835-6) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Atualmente, conduz um novo projeto de pesquisa financiado pela FAPESP, na categoria Auxílios Regulares (processo n. 2012/14712-0), sobre envelhecimento ultravioleta de ligantes asfálticos modificados, e outro projeto de pesquisa em P&D, com financiamento da Petrobras (processo n. 2012/00181-2), tratando da caracterização reológica de ligantes, de mástiques e de misturas asfálticas provenientes de pistas experimentais. Linha de pesquisa: materiais para pavimentação, com ênfase em reologia de ligantes asfálticos, de mástiques e de misturas asfálticas.

Eng. Adriana Tinoco - Petrobras 



Possui pós graduação em Engenharia de Processamento de Petróleo (2008) e graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é Engenheira de Processamento do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello, Petrobras/CENPES. Tem experiência na área de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos asfálticos.

Dr. Alfredo Vitali - ITAL 

​Palestra Temática: Aplicações da Reologia


Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1973), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1983). Atualmente é pesquisador científico VI do Instituto de Tecnologia de Alimentos, orientador e co-orientador de pós graduação, conselheiro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, assessor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e membro do corpo editorial do Journal of Food Science, além de revisor ah-doc do International Journal of Food Properties , Food Science and Technology, Brazilian Journal of Food Technology, Journal of Texture Studies. Atua na área de Engenharia de Processos, com ênfase em Termoprocessamento e Propriedades de Engenharia.

Dr. Antonio Araujo - UFRN


ENERGIA DE ATIVAÇÃO E RELAÇÃO COM VISCOSIDADE E FATOR DE CARACTERIZAÇÃO DE PETRÓLEOS COM DIFERENTES DENSIDADES API


Bacharel em Quimica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986); mestre em química pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e doutor em ciências (Química Inorgânica) pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (1992). Realizou Pós-Doutoramento em Kent State University, 1999 (Ohio, Estados Unidos). Professor Titular do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desde 2010. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: sintese hidrotérmica de zeólitas, materiais nanoestruturados, materiais híbridos micro-mesoporosos, catálise ácida, petróleo e petroquímica. Recebeu em 2007 o título de HONORARY MEMBERSHIP da Sociedade Húngara de Química, pelos seus trabalhos desenvolvidos sobre análise térmica aplicada a catálise e materiais. É membro do comitê internacional NANOPOROUS MATERIAIS - Canadá, desde 2010. Foi citado no WHO IS WHO IN THERMAL ANALYSIS, em 2014. pesquisador do CNPq desde 1992 e Coordenador do Diretório do CNPq - Grupo de Catálise e Petroquímica. Vem atuando na divulgação científica junto ao setor acadêmico, social e empresarial, na área de nanociência e nanotecnologia aplicado ao processo de refino e beneficiamento de resíduos da indústria de petróleo. Tem atuado em comitês cientificos junto ao CNPq, ANP, IBP, FINEP e FAPERN. Coordena o Laboratório de Catálise e Petroquímica da UFRN, com a execução de diversos projetos de pesquisa financiados pela ANP, CNPq, FINEP, Rede de Catálise N-NE e PETROBRAS. É membro do comitê de relações internacionais da UFRN, com participação ativa no Programa Ciência sem Fronteiras, com colaborações em Universidades nos Estados Unidos, Canadá e Europa. Atualmente é Pesquisador do CNPq, Membro da AMERICAN CHEMICAL SOCIETY (ACS), INTERNATIONAL ZEOLITE ASSOCIATION (IZA), Associação Brasileira de Análise Térmica e Calorimetria (ABRATEC) e Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat). Orientou 55 teses de doutorado e dissertações de mestrado, seis patentes depositadas, além de 153 artigos indexados (h = 20) com cerca de 1300 citações.


Dr. Argimiro Resende Secchi - UFRJ

METODOLOGIA COMPUTACIONAL-EXPERIMENTAL PARA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE FLUIDOS VISCOELÁSTICOS



Carlos Henrique Monteiro de Carvalho - Petrobras 



Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe(1980). Tem experiência na área de Engenharia Química. Linhas de pesquisa: REOLOGIA DE PETROLEO e ELEVAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DE PETROLEO.

Gisele Grespan – Anton Paar


Aguarde...​

Dra. Gisélia Cardoso - UFS 

​Título da palestra: ​REOLOGIA DE ASFALTO MODIFICADO COM RESÍDUO INDUSTRIAL



Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (1979), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Atualmente é professora Associada IV da Universidade Federal de Sergipe da Matéria de Ensino Materiais, lotada no Departamento de Engenharia Química e integra os Núcleos de Pós-graduação em Engenharia Química e Engenharia Civil da mesma instituição. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em materiais poliméricos, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de polímeros, modificação físico-química de materiais, reologia, caracterização e processamento de materiais.



Hans Michael Petri – Reoterm


Aguarde...​


Henrique Kajiyama – Malvern


Aguarde...​

Dra. Leni F. M. Leite - Petrobras 

​Título da palestra: Índices reológicos de desempenho do ligante asfáltico


Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Trabalhou no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello de novembro de 1976 a maio de 2015 como pesquisadora e nos últimos 15 anos como Consultora Senior. 




Eng. Márcio Coutinho- CTEx 




Possui graduação e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente Pesquisador do Núcleo de Competência para Desenvolvimento de Tecnologia de Carbono no Centro Tecnológico do Exército (CTEx) atuando no desenvolvimento de materiais porosos e Coordenador Técnico do Centro Vocacional Tecnológico de Saracuruna (FAETEC), possui experiência em caracterização reológica, análise térmica, porosimetria ao mercúrio.

Dr. Marcio Nele - UFRJ 



Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1992), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutorado em Engenharia Química pela Coordenação dos Programas de Pós Graduação Em Engenharia (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro . Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Polímeros, Emulsões, Estatística e Segurança de Processos.

 

Maria de Fátima Marques - UFRJ

​Título da palestra: Reologia de Nanocompósitos de Poliolefinas


Graduada em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), com Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), Doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) com estágio de 2,5 anos no Max-Planck-Institut für Kohlenforschung (1988- 1990) e Pós-Doutorado em Síntese de Complexos Organometálicos pela Universidade de Bayreuth, Alemanha (1998). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Macromoléculas, com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Cientista do Nosso Estado, FAPERJ. Possui experiência na área de Polímeros e Aplicações, atuando principalmente nos temas: Desenvolvimento de células solares poliméricas, nanocompósitos poliméricos (polimerização in situ e mistura no estado fundido); desenvolvimento de catalisadores Ziegler-Natta, metalocênicos e pós-metalocênicos; homo e copolimerizações de olefinas; copolímeros multiblocos; compósitos e nanocompósitos com fibras vegetais; celulose nanofibrilada; grafeno, nanotubo de carbono, nanopartículas de óxidos metálicos, nanocompósitos biodegradáveis.


Dra. Marli Miriam de Souza Lima - UEM 

 ESTUDO DA TENSÃO INTERFACIAL DAS SAPONINAS E DO ÓLEO DE SAPINDUS SAPONARIA L.



Possui graduação em Farmacia pela Universidade Estadual de Maringá (1989), mestrado em Ciências (Áre de concentração Química de carboidratos) pela Universidade Federal do Paraná (1997) e em Doutorado em Fisico-química de Polímeros, cujo trabalho foi inicialmente desenvolvido no Centre des Recherche sur les Macromolécules Végétales-CERMAV e na sequência desenvolvido no Laboratoire de Chimie des Polymèr Organiques-LCPO na Université de Bordeaux I (2002). Atualmente é professora de Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêuica da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase á Tecnologia e Físico-química, com ênfase em caracterização de Polímeros e sistemas micro/nanoestruturados aplicados á liberação modificada de drogas.


Dr. Peter Szabo

Simulation and characterisation of non‐Newtonian fluids in extensional flows.



Associate professor at  Technical University of Denmark- Department of Chemical and Biochemical Engineering
(Professor Associado na Universidade Técnica da Dinamarca ) 


Rafael Giuliano Pileggi – USP



Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1992), mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Atualmente é professor de graduação/pós-graduação e pesquisador do departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, sendo responsável pela implementação do laboratório de reologia de suspensões reativas aplicadas à construção civil. Tem experiência tanto na área de materiais refratários, como na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: inovações em técnicas de caracterização reológica para diferentes materiais cimentícios; desenvolvimento de produtos cimentícios eco-eficientes; estudo do comportamento reológico de concretos e argamassas; emprego de resíduos como matérias-primas para produtos cimentícios; uso de aditivos em sistemas cimentícios; concretos e argamassas com ar incorporado. Atua ainda como coordenador de pesquisas junto ao Consórcio Setorial para Inovação da Tecnologia em Revestimentos de Argamassas (CONSITRA), participa do projeto multi-institucional de desenvolvimento de componentes de fibrocimento sem amianto, além de supervisionar pesquisas junto ao Laboratório de Microestrutura.

 

Dr. Ralph Santos-Oliveira - IEN 



Graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco, Doutorado em Biotecnologia pela Renorbio. Membro da Comissão Permante de Radiofarmácia do Conselho Federal de Farmácia, Membro da Câmara Técnico Temática de Radiofarmácia da Farmacopéia Brasileira, Membro da Câmara Técnica de Radiofarmácia do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro, Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro, Presidente da Associação Brasileira de Radiofarmacia. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Radiofarmácia, atuando principalmente nos seguintes temas:, nanorradiofarmácia, desenvolvimento de novos radiofármacos e farmacovigilância de radiofármacos.

Dra. Suzana Caetano da Silva Lannes - USP 

​Título da palestra: ​Aplicações da reologia em alimentos



Professora Associada (MS-3) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo e com vivência anterior na indústria alimentícia desde 1981. Docente de 1998 a 2013 da disciplina Física Industrial e atualmente da Tecnologia de Alimentos e da Reologia para Produtos Farmacêuticos e Alimentícios. Graduou-se em Engenharia Química pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz (1987), cursou Mestrado (1993) e Doutorado (1997) em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo, e Pós-Doutorado no Dipartimento di Ingegneria Chimica e di Processo - Università degli Studi di Genova (UNIGE), Genova, Itália (2011). Obteve título de Livre-Docente em 2008. Editora-Chefe do periódico Food Science and Technology (Ciência e Tecnologia de Alimentos) CTA, no período de 2005-2010 e de 2013 até o momento; Editora Associada dos periódicos Revista Segurança Alimentar e Nutricional, NEPA UNICAMP, desde 2013, e Internacional Journal of Rheology ABR, desde 2013. Orientadora dos cursos de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica da FCF/USP na área de Tecnologia de Alimentos. Presidente da SBCTA - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, para o biênio 2015-2016. 1º Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Reologia, desde 2010. É membro titular do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira dos Editores Científicos ABEC, gestão de 2014-2016. Atua principalmente nos seguintes temas: estudo de produtos gordurosos (emulsões, chocolate, cupuaçu, maionese, sorvete e panificação), reologia, física e estruturação de alimentos, desenvolvimento de formulações especiais, tecnologia de produtos de cacau e de óleos e gorduras. Possui 6 patentes depositadas na área de Tecnologia de Alimentos.

Dra. Veronica Teixeira Franco Castelo Branco - UFC 


Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2002), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado (Ph.D.) em Engenharia Civil pela Texas A&M University (2008). Desde 2009 é Professora do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (DET/UFC), atualmente Adjunta III, e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PETRAN/UFC), atualmente vice-coordenadora deste programa, lecionando disciplinas de graduação e pós-graduação. Desde março de 2012 é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq nível 2. Foi assistente de pesquisa no Texas Transportation Institute (College Station, TX) no período de Agosto de 2004 até Outubro de 2008, tendo trabalhado em projetos financiados pela Federal Highway Administration (FHWA) e o Asphalt Research Consortium (ARC). Atualmente é coordenadora e/ou pesquisadora de projetos financiados pela Petrobras, CNPq e Funcap. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em caracterização de materiais para pavimentação, atuando principalmente nos seguintes temas: uso de materiais reciclados em misturas asfálticas, avaliação de propriedades mecânicas de misturas asfálticas, uso do Processamento Digital de Imagens (PDI) para caracterização de materiais para pavimentação e reologia de misturas asfálticas finas. Tem interesse pelas seguintes áreas correlatas: ciência dos materiais, química, engenharia ambiental e ensino em engenharia. 

Associe-se

Associação Brasileira de Reologia